Numa pressa de avaliar e criar juízos de valor, que a vida moderna nos traz, deixamos de observar e sentir a vida, perdendo a visão neutra e firme que nos permite saborear o momento presente, sem julgamentos.
Passaram muitos anos desde a primeira vez que tive contacto com este conto, mas fez-me tanto sentido e trouxe-me uma clareza mental imensa, que o lembro como se fosse hoje.
Este conto recorda-me da impermanência da vida, da incerteza que a ela se associa, mas também da beleza e pureza de aceitar de forma imparcial tudo o que a vida tem para me dar, com a certeza de que será o que preciso naquela ocasião.
“Ninguém, no momento em que se dá o sucesso, dispõe da perspetiva necessária para saber se aquilo que acontece de agradável será sempre agradável, ou o que acontece de desagradável será sempre desagradável, e que uma coisa leva à outra. (…)
Por vezes, o que pensamos ser uma catástrofe para nós pode transformar-se numa bênção, e vice-versa. A pessoa equânime sabe esperar com ânimo estável e mente firme e, especialmente, sabe fluir com a natureza transitória de tudo o que é relativo aos fenómenos.”
Pois é, pois é…
Abraço-vos com Amor.
Os melhores contos espirituais do Oriente, O Homem Equânime
Este programa é facilitado por uma formadora com certificação de competências pedagógicas e gestora de formação, com décadas de experiência, a mentora do projeto caracolga, Olga Prada. O seu trabalho e conduta de vida seguem as Directrizes de Boas Práticas para o Ensino de Cursos Baseados em Mindfulness, sugeridas pela British Association of Mindfulness-based Approaches.
O certificado é emitido pela empresa que acolhe este projeto, a Plio, empresa formadora certificada pela DGERT desde 2014.
Esta certificação vai habilitar-te a seres um agente de mudança na tua vida e na vida dos que te rodeiam.