O Homem Equânime - Blog da caracolga
A caracolga é um projeto sobre Educação Mindfulness, que almeja cuidar do crescimento pleno das crianças, envolvendo, com consciência, todos os agentes educativos.
Mindfulness, Educação,
22228
post-template-default,single,single-post,postid-22228,single-format-audio,cookies-not-set,qode-social-login-1.0.2,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.6,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

O Homem Equânime

Numa pressa de avaliar e criar juízos de valor, que a vida moderna nos traz, deixamos de observar e sentir a vida, perdendo a visão neutra e firme que nos permite saborear o momento presente, sem julgamentos.

Passaram muitos anos desde a primeira vez que tive contacto com este conto, mas fez-me tanto sentido e trouxe-me uma clareza mental imensa, que o lembro como se fosse hoje.

Este conto recorda-me da impermanência da vida, da incerteza que a ela se associa, mas também da beleza e pureza de aceitar de forma imparcial tudo o que a vida tem para me dar, com a certeza de que será o que preciso naquela ocasião.

“Ninguém, no momento em que se dá o sucesso, dispõe da perspetiva necessária para saber se aquilo que acontece de agradável será sempre agradável, ou o que acontece de desagradável será sempre desagradável, e que uma coisa leva à outra. (…)

Por vezes, o que pensamos ser uma catástrofe para nós pode transformar-se numa bênção, e vice-versa. A pessoa equânime sabe esperar com ânimo estável e mente firme e, especialmente, sabe fluir com a natureza transitória de tudo o que é relativo aos fenómenos.”

Pois é, pois é…

Abraço-vos com Amor.

Os melhores contos espirituais do Oriente, O Homem Equânime

Sem Comentários

Comente