27 %dos trabalhadores sofrem de stress, ansiedade ou depressão causados ou agravados pelo trabalho.
Trabalhadores faltam 6,2 dias por ano, devido ao stress e a problemas de saúde psicológica e o presentismo pode ir até 12,4 dias.
Custo de 5,3 milhões de euros às empresas portuguesas, devido ao stress e outros problemas relacionados com a saúde mental dos trabalhadores, em 2023.
%
Sofrem de stress
. 2 dias/ano
Faltam ao trabalho
. 3 millhões
Custo Saúde mental
1 "Prosperidade e Sustentabilidade das Organizações – Relatório do Custo do Stresse e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho" elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
2 inquérito Tomar o pulso à SST, União Europeia
SAÚDE e SEGURANÇA no
TRABALHO
1. Burnout na lista de doenças da Organização Mundial de Saúde desde 2019.
2. O stress e a ansiedade são o 2.º problema de saúde relacionado com o trabalho que mais afeta os trabalhadores.
Se forem abordados enquanto problema organizacionalenão como um problema individual,o stress e a ansiedade podem ser resolvidos da mesma forma estruturada e organizadaque qualquer outro risco em matéria de Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
O que diz quem participou
A minha participação nas sessões de Mindfulness, que em boa hora comecei, tem vindo a significar para mim o despertar do meu inconsciente, que se vai tornando consciente através de algo tão simples e natural, mas tão descurado, a respiração… consciente
Sandra
Foram dois meses de aprendizagem e autoconhecimento conduzidos com mestria, generosidade e gentileza. Muito obrigada pela forma como nos iniciou neste processo. Bem-haja!
Fernanda
A Olga dá um novo sentir ao mindfulness e à meditação! Todos podemos fazer. Uma experiência a repetir, e a interiorizar. Grata!
Catarina
As atividades que a Olga apresenta funcionam como um porto de abrigo, um lugar seguro onde recebo tempo para mim, para poder continuar a dar o meu tempo aos outros
Este programa é facilitado por uma formadora com certificação de competências pedagógicas e gestora de formação, com décadas de experiência, a mentora do projeto caracolga, Olga Prada. O seu trabalho e conduta de vida seguem as Directrizes de Boas Práticas para o Ensino de Cursos Baseados em Mindfulness, sugeridas pela British Association of Mindfulness-based Approaches. O certificado é emitido pela empresa que acolhe este projeto, a Plio, empresa formadora certificada pela DGERT desde 2014.
Esta certificação vai habilitar-te a seres um agente de mudança na tua vida e na vida dos que te rodeiam.