Viagem pelos sentidos - Blog da caracolga
A caracolga é um projeto sobre Educação Mindfulness, que almeja cuidar do crescimento pleno das crianças, envolvendo, com consciência, todos os agentes educativos.
Mindfulness, Educação,
22065
page-template-default,page,page-id-22065,cookies-not-set,qode-social-login-1.0.2,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.6,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
Viagem pelos sentidos

Um homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros e tv's, por si, com os olhos e pés, para entender o que é SER.``

- Amyr Klink

É uma Viagem em atenção plena, numa descoberta das sensações e das emoções. Nesta viagem vai-se ilustrar, escrever e interpretar o que se sente. Destina-se a crianças e jovens, dos 6 aos 12 anos.

 

A viagem procura estimular as capacidades de observação e atenção, promover a expressão através da ilustração e explorar os sentidos com a utilização de diversas técnicas de mindfulness.

 

Esta atividade é organizada pela caracolga em parceria com diversas entidades dependendo do local da Viagem. Já decorreu em parceira com a Junta de Freguesia da Amoreira, em Óbidos, e com o Museu José Malhoa, em Caldas da Rainha.

 

Como resultado final da atividade, produz-se um livro sobre a “viagem” refletindo o olhar das crianças sobre o território visitado. Considera-se que assim, se contribui com um registo que espelha a apropriação dos espaços pelas crianças, que ao longo da “viagem” vão construindo as suas paisagens sensoriais.

 

A apresentação do livro é acompanhada da exposição das ilustrações das crianças, sendo que as crianças são os principais atores e lhes é dada voz e primazia nesta ocasião. Pretende-se também estimular a autoestima das crianças, valorizando a sua experiência enquanto viajantes pelos sentidos.

Próxima atividade

10 de novembro

Horário

11:00 às 13:00 (2 horas)

Local

museu Malhoa [Caldas da Rainha]

Inscrições