Sobre mim - Blog da caracolga
A caracolga é um projeto sobre Educação Mindfulness, que almeja cuidar do crescimento pleno das crianças, envolvendo, com consciência, todos os agentes educativos.
Mindfulness, Educação,
18859
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-18859,cookies-not-set,qode-social-login-1.0.2,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.6,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Um pouco sobre mim

Quem sou

Há dias perguntavam-me quem é esta Olga [depois de terminar o curso em Educação Mindfulness, na Escola de Desenvolvimento Transpessoal]. A minha resposta foi… ainda não sei! Tenho certamente a bagagem de Urbanista que levarei na viagem da Educação, mas ainda estou à procura de adereços para vestir esta nova personagem.

 

No entanto, estou certa de que a Olga é uma mãe dedicada, uma esposa atenta, uma filha amada, uma irmã companheira, uma tia babada, uma prima feliz, uma sobrinha estimada, uma madrinha orgulhosa, uma afilhada querida, uma amiga afetuosa e uma vizinha bondosa. Estou também certa de que sou sonhadora, otimista, crente na bondade do Ser Humano e no poder do Amor.

 

Tenho alma transmontana e coração mesclado com cores Almadenses e Obidenses. De olhar no horizonte sempre atento ao meu redor ando por aqui há 40 voltas ao Sol, numa caminhada feliz de autoconhecimento, deixando um pouco de mim em tudo o que faço.

O meu caminho

Desde que tenho consciência de mim a Educação foi uma área que me apaixonou, pelo meu enorme prazer em aprender, pelo exemplo de uma grande mulher que é professora (a minha mãe), pela minha satisfação em partilhar o meu conhecimento e as minhas experiências, e por fim, mais recentemente, pela alegria do nascimento dos meus filhos e pela desafiante caminhada conjunta.

 

Tal como em qualquer aventura, o meu caminho trilhado na Educação não foi, nem é, linear. Mas também são estes desvios e caminhos cruzados que nos fazem crescer, nos fortalecem e nos tornam seres únicos à nossa medida. Tal como a Educação é uma paixão, tenho igual interesse pela consciência cívica, sustentabilidade e pelo ambiente; áreas, que no momento da escolha de um caminho a seguir na adolescência, me levaram pelos trilhos do Urbanismo (Engenharia do Território).

 

Como as paixões verdadeiras e plenas permanecem acesas, a chama da Educação iluminou sempre o meu caminho e a cada passo que percorri a área da Educação esteve cada vez mais presente. Primeiro senti o impulso da Formação, fiz o curso de Formação de Formadores e mais tarde uma pós-graduação em Planeamento e Gestão da Formação. Posteriormente surgiu a Educação de crianças e jovens, numa primeira instância através da gestão de um Centro de Explicações e mais recentemente através da conclusão do curso em Educação Mindfulness.

 

O Mindfulness esteve presente na minha vida muito antes de eu ter consciência disso, já mesmo na minha adolescência, mas só com a realização do curso em Educação Mindfulness é que tive verdadeira consciência da sua influência na minha vida e dos seus benefícios.

 

E assim, como o caminho que percorremos é sempre fundamental para o momento em que nos encontramos, aqui estou eu, com esta bagagem pronta para iniciar mais uma viagem. A minha motivação no projeto que estou a criar (caracolga) é cuidar do desenvolvimento das crianças – todas elas, as exteriores, que o são pela sua idade, e as interiores, aquelas que os adultos esquecem que já foram um dia

Porquê caracolga?

Lembram-se de eu escrever que ainda não sei bem quem sou. Bem sei que com 40 anos já devia saber, mas há sempre aquelas pessoas que são mais lentas a chegar lá… estão a ver as parecenças com o caracol?!

 

Agora um pouco mais a sério, a caracolga representa um ser em transformação, como eu me sinto. Um Ser numa caminhada de exploração de todos os seus sentidos externos e internos, num progresso constante da sua trajetória de vida, com compreensão clara da ligação com a Natureza e da sua consciência testemunha. A caracolga é símbolo da espiral da minha vida, de ciclo em ciclo, num caminho de plenitude, paz e autoconhecimento.

 

Este projeto baseia-se na temática da Educação Mindfulness, mas está intrinsecamente relacionado com o meu desenvolvimento pessoal e com as minhas descobertas interiores. A Educação e o Mindfulness são artes que se encontram presentes na vida de cada um de nós – pais, filhos, professores, avós – portanto, este projeto vai sendo criado à medida das necessidades de cada um destes elementos. De momento sinto maior vocação e um enorme apelo para trabalhar com alunos e professores, e será para este público que irei dirigir maior energia. No entanto, porque todos os elementos do sistema se tornam um só, na minha caminhada haverá momentos em que a minha dedicação e atenção se voltará também para as famílias.

 

Desejo com este projeto semear aceitação plena do Eu e do Outro e que essas sementes germinem e deem frutos em cada um de nós, cuidando do crescimento das crianças, alimentando-as com amor, compaixão, alegria e muitas brincadeiras.

 

Sendo Educação Mindfulness uma arte [a arte de viver no presente, sem julgamento e contemplando o silêncio], o meu compromisso para com todos vós será sempre deixar um pouco de mim em tudo o que faço, acreditando que o Amor é a energia que move o Mundo.