Nos dias de hoje, já não é suficiente que os professores/educadores tenham conhecimentos científicos a respeito das matérias que lecionam. É fundamental que estejam habilitados a ver cada jovem que têm à sua frente como um ser integral e que tenham ferramentas que os possibilitem interagir com cada um deles em plena consciência e de coração aberto. Não esquecendo, nunca, também, o seu próprio Ser.
Para Educar é preciso saber viver, ser um mestre na arte da vida. E viver é um processo do que está vivo e perdura no tempo e no espaço. E o Mindfulness é uma forma de estar na vida, é um estado-processo de tomada de consciência do nosso sentido pleno do Ser. É um processo que através de ferramentas e exercícios, nos permite ter uma presença consciente, que leva a que consigamos ter uma perceção mais clara do que nos rodeia e assim tomarmos decisões mais sólidas, mantendo a nossa atenção no momento presente. Através do Mindfulness podemos percorrer esta caminhada na arte da vida, com mais tranquilidade e segurança.
Os professores/educadores mindfulness conseguem manter uma consciência plena, de tal forma que, individualmente, incorporam a prática como uma forma de vida. Transforma-se assim num enfoque integrado para transitar por qualquer experiência – qualquer evento que surja será uma oportunidade para praticar mindfulness, e esta é a melhor forma de educar.