A arte de ensinar - Blog da caracolga
A caracolga é um projeto sobre Educação Mindfulness, que almeja cuidar do crescimento pleno das crianças, envolvendo, com consciência, todos os agentes educativos.
Mindfulness, Educação,
21660
page-template-default,page,page-id-21660,qode-social-login-1.0.2,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.6,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
A arte de ensinar: Educador Mindfulness

“Sê a mudança que queres ver no mundo.”

- Mahatma Ghandi

Nos dias de hoje, já não é suficiente que os professores/educadores tenham conhecimentos científicos a respeito das matérias que lecionam. É fundamental que estejam habilitados a ver cada jovem que têm à sua frente como um ser integral e que tenham ferramentas que os possibilitem interagir com cada um deles em plena consciência e de coração aberto. Não esquecendo, nunca, também, o seu próprio Ser.

 

Para Educar é preciso saber viver, ser um mestre na arte da vida. E viver é um processo do que está vivo e perdura no tempo e no espaço. E o Mindfulness é uma forma de estar na vida, é um estado-processo de tomada de consciência do nosso sentido pleno do Ser. É um processo que através de ferramentas e exercícios, nos permite ter uma presença consciente, que leva a que consigamos ter uma perceção mais clara do que nos rodeia e assim tomarmos decisões mais sólidas, mantendo a nossa atenção no momento presente. Através do Mindfulness podemos percorrer esta caminhada na arte da vida, com mais tranquilidade e segurança.

 

Os professores/educadores mindfulness conseguem manter uma consciência plena, de tal forma que, individualmente, incorporam a prática como uma forma de vida. Transforma-se assim num enfoque integrado para transitar por qualquer experiência – qualquer evento que surja será uma oportunidade para praticar mindfulness, e esta é a melhor forma de educar.

Os objetivos gerais do projeto A arte de ensinar: Educador Mindfulness são:

 

  • Refletir sobre a postura atual em sala de aula
  • Ponderar a possibilidade de mudança de atitudes
  • Desenvolver o autoconhecimento
  • Conhecer e aplicar ferramentas mindfulness

O que dizem do curso

Foram dois meses de aprendizagem e autoconhecimento conduzidos com mestria, generosidade e gentileza. Muito obrigada pela forma como nos iniciou neste processo. Bem‑haja!

FM

Esta formação foi uma mais valia para a minha prática enquanto educadora de infância, porque me deu algumas ferramentas para experimentar/utilizar com o grupo de crianças. Percebi que é importante tirar uns minutos durante o dia para a meditação, para estar comigo mesma… Despertou interesse e curiosidade para continuar a procurar mais formações dentro deste tema.

NO

Foi uma descoberta sensacional entrar no mundo mindfulness que desconhecia por completo. Algo que parece tão simples e que nos abre tantas portas, nos renova, nos acalma, nos faz ver a realidade com outras cores e possibilita melhorar o nosso desempenho profissional transmitindo este bem estar aos outros também. Quando algo nos parece muito simples é porque é partilhado com mestria. A Olga soube guiar-nos para que cada uma encontrasse o seu caminho meditativo.

MM

2.ª Edição

30 de janeiro | 6 e 20 de fevereiro | 6, 20 e 27 de março | 10 de abril

Próximo curso

a anunciar em breve

Inscrições

Programa do curso